3 de setembro de 2009

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM


Os problemas de aprendizagem afetam  uma de cada dez crianças em idade escolar. Quando a criança fracassa na leitura, escritura ou no raciocínio, estamos mutilando algo muito mais importante que o reconhecimento de palavras escritas, estamos mutilando a grande possibilidade de desenvolvimento e sucesso nas atividades mais comuns do dia-a-dia.

A detecção e o tratamento oportuno dos problemas de aprendizagem tornam a vida mais fácil para crianças, pais y professores. Muitas crianças, adolescentes e adultos encontram-se desesperados e avançam penosamente enfrentando-se todos os dias às duras tarefas escolares, sem conseguir nenhuma produtividade.

Quanto antes forem diagnosticadas estas dificultades, a criança conseguirá adquirir as habilidades para enfrentar as aprendizagens posteriores, na adolescencia e na vida adulta.

A experiencia clínica com crianças, adolescentes e adultos, tem permitido observar um denominador comum em todos eles: problemas para estudar mesmo possuindo uma capacidade intelectual superior à normal.

Nas crianças, os problemas emocionais podem diminuir o rendimento acadêmico devido à falta de atenção e mesmo sendo inteligentes, muitas delas não conseguem aprender. Na adolescencia estes problemas podem ser causa de deserção escolar e outros problemas de conduta, devido à frustração pelo não cumprimento das exigências dos pais e professores.

Se os problemas de aprendizagem e as suas causas não forem identificados e tratados a tempo, a educação, a autoestima, a vocação, a socialização e as atividades diárias da criança, e mais tarde do alolescente, serão seriamente afetadas. Os  efeitos negativos sobre a personalidade podem ir aumentando e sendo agravados como uma bola de neve ao girar.

O profissional da psicologia intervem por meio de técnicas específicas na detecção, diagnóstico, tratamento e prevenção das incapacidades e inadaptações funcionais, psíquicas e sociais que estes problemas possam causar, de maneira que a criança possa superar as suas dificuldades em aprender e se adaptar com sucesso à realidade acadêmica escolar.

Mirian K. Marques Pereira
CRP 06/96324

Nenhum comentário:

Postar um comentário